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Geração Millenial: Como Caprichar no Atendimento?

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Geração Millenial: Como Caprichar no Atendimento?

Um dos maiores públicos do atendimento feito num call center pode ser classificado como millenial ou geração Y. Logo de início, você deve estar se perguntando qual a importância de ter conhecimento sobre essa classificação e o que tem isso a ver com atendimento ao cliente?

Tem tudo a ver! Afinal, a geração millenial foi a principal a exigir uma postura inovadora por parte das marcas, principalmente, em relação ao relacionamento com o cliente. Com base nessa classificação e nas características atribuídas a esta geração, podemos entender como deve ser o atendimento a este público.

O que é a geração Y ou millenial?

Basicamente, esta geração representa as pessoas que nasceram entre o período da década de 80 até o início dos anos 200º, embora muita gente tenha divergência com relação às datas exatas.

A geração millenial se desenvolveu em uma época de prosperidade econômica e junto com vários e grandes avanços tecnológicos. Inclusive, presenciou um dos maiores adventos tecnológicos: a internet.

As principais características dessa geração são alta familiaridade com a internet, seu imediatismo, seu alto nível de engajamento com questões sociais e a constante utilização das redes sociais.

O que a geração millenial quer?

Em geral, este público é conhecido pela exigência em relação à qualidade dos produtos e serviços, a agilidade nos processos, do início até a compra e pela rapidez na resolução de seus problemas. As expectativas de atendimento ao consumidor da Geração Y têm se transformado em padrão, já que os millenials passaram a ser o segmento dominante de público consumidor.

Assim, preparamos algumas dicas para ajudar a caprichar no atendimento da geração millenial. Confira!

Agilidade

Para esta geração, tempo é um elemento-chave que deve ser utilizado com eficiência, assim permitirá que se produza mais em menor tempo e foque no que realmente importada em sua vida.

Sabendo disso, é necessário investir em um atendimento ágil, que consiga otimizar o tempo dos processos e, principalmente, da resolução de problemas. Isso porque a geração millenial domina tecnologia com muita facilidade, então, esperam conseguir tudo com a mesma facilidade de um clique na internet! A praticidade e a rapidez devem ser as metas do seu atendimento!

Personalização

A geração millenial é muito aberta e tem o costume de compartilhar suas informações pessoais e seu histórico com os fornecedores e empresas das quais consomem. Por isso, esperam que as empresas já tenham uma noção do que desejam e prestem um atendimento personalizado. Assim, as perguntas desnecessárias e a repetição do problema, por exemplo, são práticas mal vistas principalmente por este tipo de consumidor.

Desburocratização

Como você viu até aqui, estamos falando de uma geração muito prática e ágil, para a qual as burocracias se tornam empecilhos e motivo de desistência fácil. Por exemplo, a necessidade de preenchimento de um formulário longo, que certamente reduziria significativamente as suas chances de conversão. Para os millenials, o atendimento tem o dever de facilitar os processos.

Transparência

Esta geração está disposta a encontrar empresas que entendam e correspondam as suas necessidades e queiram manter um relacionamento com total transparência e, com isso, está alterando completamente o modo de consumo de produtos e serviços.

Portanto, ao criar um relacionamento com um millenial, sua empresa deve levar isso em consideração para criar a relação de confiança que eles esperam e se destacar num mercado tão competitivo.

Engajamento

Por ser a geração da internet, os millenials são super conectados e atualizados. Por isso, é essencial que o atendimento consiga estimular seu engajamento e também envolvimento nas redes sociais.

Para isso, sua empresa deve ser capaz de garantir respostas dentro de prazos e somente um atendimento eficiente poderá aumentar o poder do engajamento.

Experiência omnichannel

A geração Y está acostumada a iniciar uma compra por um canal, como o celular e, mais tarde, finalizá-la pelo notebook, por exemplo. Por isso, as empresas devem estar preparadas para oferecer o atendimento único que eles esperam, independentemente do canal que utilizam.

Linguagem descontraída

Frequentemente, investir em uma linguagem menos formal e mais descontraída pode valorizar seu atendimento ao cliente da geração Y. Além disso, pode aproximar este cliente e, principalmente, fazer com que ele se sinta mais confortável. É uma geração que não requer muita formalidade, desde que consiga o que deseja!

 

Enfim, para caprichar no atendimento à geração millenial, tenha em mente que o foco deve ser a agilidade, personalização, desburocratização, transparência e engajamento, sempre com uma linguagem descontraída, independentemente do canal que utilizem.

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