Relacionamento Com o Cliente em Tempos de Crise

Geração Millenial: Como Caprichar no Atendimento?
27 de agosto de 2020
Como Implementar o Atendimento Remoto na sua Empresa
24 de setembro de 2020

Relacionamento Com o Cliente em Tempos de Crise

Com a fragilidade da economia, todos ficamos mais conservadores e mais reticentes com relação aos investimentos e parcerias. Nesse cenário, aumenta a exigência com relação à busca por um atendimento humanizado e personalizado, por qualidade do serviço ou produto oferecido e pela rapidez na entrega, independente do setor de atuação.

Em tempos de crise, mais do que nunca, é preciso melhorar seu relacionamento com o cliente e, para isso, é necessário garantir uma boa experiência desde o primeiro atendimento até o pós-venda. Considere, então, o relacionamento com o cliente a principal estratégia para o crescimento da sua empresa.

A importância do relacionamento com o cliente

Inicialmente, é preciso falar que o consumidor está mudando e, portanto, as relações de consumo também, como consequência. Embora possa parecer óbvio falar que o cliente espera que a empresa que procurou atenda às suas necessidades, é isso: o foco deve ser agregar valor para ele e, dessa forma, melhorar a percepção que ele tem da sua empresa. O fato é que quanto mais valor é agregado para o cliente, mais fidelizado ele será a sua marca.

Busque ser uma referência e criar relevância

Buscar ser uma referência para seu cliente também é importante, uma vez que a indicação feita pelos clientes é uma ótima ferramenta para aumentar o número de vendas e o posicionamento de sua marca, principalmente, nessa fase de crise, em que as pessoas parecem estar mais receosas.

Investir esforços para que o cliente crie não somente confiança pela sua empresa, mas apego também deve fazer parte de sua estratégia. Isto é, fazer com que ele considere o serviço ou produto que você oferece como essencial e, assim, não pretenda cortá-lo nessa época de crise.

Principalmente em momento de crise e de instabilidade econômica, a sua empresa precisa dar atenção a tudo que está acontecendo, com foco no cliente, claro.

Analise a situação e atenda de forma personalizada

A cada momento lidamos com situações inesperadas e novidades, principalmente considerando essa situação inédita que estamos passando. Adaptação é palavra de ordem e, para isso, é necessário que a sua empresa esteja atenta às constantes mudanças e à situação real de seus clientes.

Assim, quais as medidas necessárias para atendê-lo da melhor forma possível? É a esta pergunta que você deve conseguir responder da forma mais personalizada que conseguir, porque é isso que seu cliente espera.

Como contribuir?

Outra pergunta que a sua empresa deve levar em conta é: quais serviços, produtos e negociações podem contribuir neste momento? Isso porque seu cliente espera que a sua empresa o apoie e esteja presente de acordo com a situação com a qual está passando. Para isso, precisa demonstrar que ele é importante por meio do relacionamento com ele, é claro.

Inicialmente, o atendimento é um dos principais atrativos de um negócio e um dos principais diferenciais que a sua empresa pode criar diante de um mercado extremamente competitivo. Assim, é preciso investir em uma equipe qualificada que possa oferecer uma experiência única ao cliente e de forma personalizada com um atendimento estruturado.

Inclusive, por conta do isolamento social e de uma necessidade de digitalização, este caráter de humanização do atendimento é preponderante. O cliente espera uma troca real com sua empresa e, para isso, nada melhor do que investir em diversos canais de comunicação com ele, para que possa oferecer sempre o melhor.

Enfim, os hábitos de consumo mudaram e até mesmo as pessoas que antes não tinham confiança em efetuar compras online passaram a fazê-lo. Por este motivo, investir em estratégias de marketing digital é fundamental neste novo cenário.

Deixe seu cliente informado

Todos precisamos nos adaptar rapidamente às novas condições que nos foram impostas, então, certamente a sua empresa sofreu mudanças nesse período. Assim, as alterações realizadas nessa fase devem ser comunicadas aos clientes de forma natural, afinal, foram necessárias para o bem de todos. O importante aqui é deixar empresa e clientes alinhados, para que estes compreendam novos os novos processos e prazos sem estranhamento e não comprometa sua experiência.

Atente-se ao pós-venda

Se você entende como a retenção é importante principalmente em momentos de crise, então, sabe que o relacionamento com o cliente não acaba com a venda. Afinal, trabalhar o relacionamento com o cliente é fundamental para fidelizá-lo e manter sua clientela nesse momento. Então, a etapa do pós-venda merece a mesma atenção que as demais etapas da jornada do seu cliente.

Para isso, invista em um atendimento de qualidade e especializado, que realize esta atividade, por meio de suporte ou com controle de qualidade, para garantir a satisfação do seu cliente em todas as etapas. A empresa deve manter o contato direto e constante com seus clientes.

Treinar uma equipe para atingir esse nível de excelência não deve ser a sua única preocupação. Para garantir melhores resultados para sua empresa, é necessário investir em tecnologias que forneçam ferramentas e recursos para otimizar a experiência do seu cliente.

Assim, conseguirá garantir a personalização do atendimento, a qualidade do seu serviço ou produto, a entrega, entre outros fatores relevantes. Dessa forma, sua empresa conseguirá manter certos diferenciais e obter uma vantagem na hora que seus clientes tomarem a decisão de compra ou de aquisição do seu serviço.

Que tal investir nas nossas dicas agora mesmo? Entre em contato com a Mobex e descubra como! Nós temos a solução sob medida para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *