Um dos maiores públicos do atendimento feito num call center pode ser classificado como millenial ou geração Y. Logo de início, você deve estar se perguntando qual a importância de ter conhecimento sobre essa classificação e o que tem isso a ver com atendimento ao cliente?
Tem tudo a ver! Afinal, a geração millenial foi a principal a exigir uma postura inovadora por parte das marcas, principalmente, em relação ao relacionamento com o cliente. Com base nessa classificação e nas características atribuídas a esta geração, podemos entender como deve ser o atendimento a este público.
Basicamente, esta geração representa as pessoas que nasceram entre o período da década de 80 até o início dos anos 200º, embora muita gente tenha divergência com relação às datas exatas.
A geração millenial se desenvolveu em uma época de prosperidade econômica e junto com vários e grandes avanços tecnológicos. Inclusive, presenciou um dos maiores adventos tecnológicos: a internet.
As principais características dessa geração são alta familiaridade com a internet, seu imediatismo, seu alto nível de engajamento com questões sociais e a constante utilização das redes sociais.
Em geral, este público é conhecido pela exigência em relação à qualidade dos produtos e serviços, a agilidade nos processos, do início até a compra e pela rapidez na resolução de seus problemas. As expectativas de atendimento ao consumidor da Geração Y têm se transformado em padrão, já que os millenials passaram a ser o segmento dominante de público consumidor.
Assim, preparamos algumas dicas para ajudar a caprichar no atendimento da geração millenial. Confira!
Para esta geração, tempo é um elemento-chave que deve ser utilizado com eficiência, assim permitirá que se produza mais em menor tempo e foque no que realmente importada em sua vida.
Sabendo disso, é necessário investir em um atendimento ágil, que consiga otimizar o tempo dos processos e, principalmente, da resolução de problemas. Isso porque a geração millenial domina tecnologia com muita facilidade, então, esperam conseguir tudo com a mesma facilidade de um clique na internet! A praticidade e a rapidez devem ser as metas do seu atendimento!
A geração millenial é muito aberta e tem o costume de compartilhar suas informações pessoais e seu histórico com os fornecedores e empresas das quais consomem. Por isso, esperam que as empresas já tenham uma noção do que desejam e prestem um atendimento personalizado. Assim, as perguntas desnecessárias e a repetição do problema, por exemplo, são práticas mal vistas principalmente por este tipo de consumidor.
Como você viu até aqui, estamos falando de uma geração muito prática e ágil, para a qual as burocracias se tornam empecilhos e motivo de desistência fácil. Por exemplo, a necessidade de preenchimento de um formulário longo, que certamente reduziria significativamente as suas chances de conversão. Para os millenials, o atendimento tem o dever de facilitar os processos.
Esta geração está disposta a encontrar empresas que entendam e correspondam as suas necessidades e queiram manter um relacionamento com total transparência e, com isso, está alterando completamente o modo de consumo de produtos e serviços.
Portanto, ao criar um relacionamento com um millenial, sua empresa deve levar isso em consideração para criar a relação de confiança que eles esperam e se destacar num mercado tão competitivo.
Por ser a geração da internet, os millenials são super conectados e atualizados. Por isso, é essencial que o atendimento consiga estimular seu engajamento e também envolvimento nas redes sociais.
Para isso, sua empresa deve ser capaz de garantir respostas dentro de prazos e somente um atendimento eficiente poderá aumentar o poder do engajamento.
A geração Y está acostumada a iniciar uma compra por um canal, como o celular e, mais tarde, finalizá-la pelo notebook, por exemplo. Por isso, as empresas devem estar preparadas para oferecer o atendimento único que eles esperam, independentemente do canal que utilizam.
Frequentemente, investir em uma linguagem menos formal e mais descontraída pode valorizar seu atendimento ao cliente da geração Y. Além disso, pode aproximar este cliente e, principalmente, fazer com que ele se sinta mais confortável. É uma geração que não requer muita formalidade, desde que consiga o que deseja!
Enfim, para caprichar no atendimento à geração millenial, tenha em mente que o foco deve ser a agilidade, personalização, desburocratização, transparência e engajamento, sempre com uma linguagem descontraída, independentemente do canal que utilizem.
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