PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma central telefônica utilizada com a finalidade de facilitar a comunicação por telefone: permite convergir toda a comunicação interna e externa de uma empresa a partir de uma única linha telefônica.
Entre os tipos existentes, os mais importantes são o analógico (tradicional) e o virtual (na nuvem). Antes de fazer a migração de um para outro, é comum aparecerem dúvidas com relação às diferenças e vantagens. Por isso, vamos esclarecer, aqui, tudo o que você precisa saber sobre sua infraestrutura, recursos oferecidos, seu gerenciamento e a tecnologia utilizada.
O PABX analógico é composto por hardware, isto é, equipamentos que são instalados em conjunto com o link de telefonia e internet. Além da instalação dessa central telefônica, requer um contrato com operadoras de telefonia.
O PABX virtual é uma solução 100% na nuvem, não necessita de infraestrutura e oferece uma instalação rápida pela internet.
Para o funcionamento do PABX analógico, é necessário equipamento de telefone tradicional ou IP para receber e direcionar chamadas, bem como softwares para serviços como distribuição automática de chamadas (DAC), URA (unidade de resposta audível), ligações ativas preditivas (Discadora), entre outros.
Com o PABX virtual, você obtém esses mesmos recursos, mas de modo nativo na plataforma. Com isso, dispensa a instalação de hardware e de software.
Como o PABX tradicional faz uso de equipamentos físicos e fica alocado na própria empresa que o utiliza através de servidores, seu gerenciamento e manutenção são feitos presencialmente. Outro fator que vale ressaltar é a falta de escalabilidade desse tipo de central telefônica.
A plataforma de PABX virtual oferece autonomia para que o cliente possa estender ou reduzir os recursos oferecidos, como número de ramais que utiliza. Além disso, seu gerenciamento, monitoração da conta e manutenção são feitos online.
Como é possível notar, a principal diferença entre o PABX analógico e o virtual é a tecnologia. Enquanto a central telefônica tradicional apenas realiza e transfere chamadas entre os ramais, o PABX virtual traz diversos recursos e serviços, e está em constante desenvolvimento para atender novas necessidades.
O PABX virtual tem como premissa o método CcaaS – Contact Center as a Service, que visa a oferecer um relacionamento privado entre a empresa e o cliente com mais qualidade e uma experiência de comunicação mais satisfatória.
O PABX virtual é uma solução completa e moderna que oferece o melhor custo-benefício, além de autonomia, escalabilidade, redução e otimização de recursos. Possui mais funcionalidades para que sua empresa possa oferecer melhores serviços a seus clientes.
8 Comentários
Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.
Obrigado pelo reconhecimento, Rafaela
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
Obrigado pelo reconhecimento, Pedro
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
Obrigado pelo reconhecimento, Ricardo
“Quero expressar minha gratidão por seu artigo informativo sobre PABX. Aprendi muito com sua pesquisa abrangente e explicações detalhadas. Parabéns por seu trabalho!”
Obrigado pelo reconhecimento, Henrique!