Qual a diferença entre PABX analógico e PABX virtual?

Vantagens de contratar a Mobex
10 de Março de 2020
Saiba como o Sistema de Ramal Telefônico Ajuda a sua Empresa
14 de Maio de 2020

Qual a diferença entre PABX analógico e PABX virtual?

PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma central telefônica utilizada com a finalidade de facilitar a comunicação por telefone: permite convergir toda a comunicação interna e externa de uma empresa a partir de uma única linha telefônica.

Entre os tipos existentes, os mais importantes são o analógico (tradicional) e o virtual (na nuvem). Antes de fazer a migração de um para outro, é comum aparecerem dúvidas com relação às diferenças e vantagens. Por isso, vamos esclarecer, aqui, tudo o que você precisa saber sobre sua infraestrutura, recursos oferecidos, seu gerenciamento e a tecnologia utilizada.

Infraestrutura

O PABX analógico é composto por hardware, isto é, equipamentos que são instalados em conjunto com o link de telefonia e internet. Além da instalação dessa central telefônica, requer um contrato com operadoras de telefonia.

O PABX virtual é uma solução 100% na nuvem, não necessita de infraestrutura e oferece uma instalação rápida pela internet.

Recursos oferecidos

Para o funcionamento do PABX analógico, é necessário equipamento de telefone tradicional ou IP para receber e direcionar chamadas, bem como softwares para serviços como distribuição automática de chamadas (DAC), URA (unidade de resposta audível), ligações ativas preditivas (Discadora), entre outros.

Com o PABX virtual, você obtém esses mesmos recursos, mas de modo nativo na plataforma. Com isso, dispensa a instalação de hardware e de software.

Gerenciamento e Manutenção

Como o PABX tradicional faz uso de equipamentos físicos e fica alocado na própria empresa que o utiliza através de servidores, seu gerenciamento e manutenção são feitos presencialmente. Outro fator que vale ressaltar é a falta de escalabilidade desse tipo de central telefônica.

A plataforma de PABX virtual oferece autonomia para que o cliente possa estender ou reduzir os recursos oferecidos, como número de ramais que utiliza. Além disso, seu gerenciamento, monitoração da conta e manutenção são feitos online.

Tecnologia

Como é possível notar, a principal diferença entre o PABX analógico e o virtual é a tecnologia. Enquanto a central telefônica tradicional apenas realiza e transfere chamadas entre os ramais, o PABX virtual traz diversos recursos e serviços, e está em constante desenvolvimento para atender novas necessidades.

O PABX virtual tem como premissa o método CcaaS – Contact Center as a Service, que visa a oferecer um relacionamento privado entre a empresa e o cliente com mais qualidade e uma experiência de comunicação mais satisfatória.

Conclusão

O PABX virtual é uma solução completa e moderna que oferece o melhor custo-benefício, além de autonomia, escalabilidade, redução e otimização de recursos. Possui mais funcionalidades para que sua empresa possa oferecer melhores serviços a seus clientes.

 

8 Comentários

  1. Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

  2. pedro silva disse:

    muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
    very good. i like so much all about it

  3. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
    very good. i like so much all about it

  4. “Quero expressar minha gratidão por seu artigo informativo sobre PABX. Aprendi muito com sua pesquisa abrangente e explicações detalhadas. Parabéns por seu trabalho!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *