Benefícios da Inteligência Artificial para o Atendimento ao Cliente

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Benefícios da Inteligência Artificial para o Atendimento ao Cliente

Quantas vezes a sua empresa precisou buscar soluções para manter um relacionamento efetivo e construtivo com seus clientes, ou precisou compreender falhas no atendimento para poder melhorá-lo?

Sabemos que as ligações são fundamentais para o processo de compra de produtos ou aquisição de serviços e é por meio delas, na maioria das vezes, que se fecha negócio! Então, a empresa deve elaborar estratégias de abordagens que possibilitem maior conversão, transformando os leads telefônicos em clientes.

Para aprimorar o atendimento por telefone, diversas empresas passaram a adotar ferramentas de inteligência artificial, capazes de otimizar a aquisição e fidelização dos clientes, se adequando à nova realidade da automação crescente do customer service e, por consequência, aumentando o número de vendas.

A seguir, você verá quais os benefícios da aplicação da Inteligência Artificial para o seu atendimento ao cliente. Confira!

O que é Inteligência Artificial

Resumidamente, podemos entender a Inteligência Artificial como a capacidade de uma máquina de adquirir comportamento humano, isto é, a máquina passa a “pensar e agir” via softwares e outros mecanismos eletrônicos.

Os computadores com IA possuem capacidade de processamento Big Data, armazenando grande quantidade de dados e reconhecendo padrões nestes dados para, então, organizá-los em informações e desenvolver técnicas de aprendizado e atualizações para aprimorar seu próprio conhecimento. Outra característica é a habilidade de realizar tarefas específicas e correlacioná-las com os dados obtidos a partir das experiências da máquina.

Exemplos de Inteligência Artificial

Computadores e outros aparelhos capazes de realizar atividades específicas ou até mesmo diversas tarefas simultâneas são exemplos de IA, como:

  • Reconhecimento de voz;
  • Carro inteligente;
  • Speech Analytics (Análise de Dados de Voz)
  • Reconhecimento de dados e padrões;
  • Leitura de raio-x;
  • Ferramenta de busca.

Com isso, fica fácil perceber por que a inteligência artificial, esta tecnologia tão inovadora e de longo alcance, deve estar presente em diferentes ambientes empresariais. Além de facilitar as estratégias aplicadas no processo de vendas e no dia a dia da empresa, em geral, a IA é uma importante aliada para o relacionamento e atendimento ao cliente!

O que a Inteligência Artificial pode oferecer para a sua empresa?

Considerando que a Inteligência Artificial possui a capacidade de realizar leitura de dados captados pelos seus sistemas, integrando aplicativos e ferramentas que utilizamos diariamente, resulta em classificação, processamento e análise de informações de modo muito mais rápido e eficiente.

O atendimento ao cliente via telefone é um canal muito utilizado na interação entre empresa-cliente, mas nem sempre este serviço é utilizado da maneira correta. Os maiores problemas deste serviço são as chamadas não atendidas e o tempo de espera que leva para o cliente ser atendido. Tais problemas podem ser mensurados e resolvidos se analisados por um sistema de processamento de dados com a finalidade de compreendê-los de maneira inteligente.

Inteligência Artificial e Atendimento ao Cliente

A seguir, você confere algumas das várias funções desempenhadas por sistemas de gestão de telefonia com Inteligência Artificial:

  • Rastreamento das ligações a fim de retornar ao cliente caso a ligação não tenha sido atendida;
  • Cálculo do tempo de espera para o atendimento ou, até mesmo, do período de silêncio em uma ligação;
  • Cálculo da quantidade de ligações por um período determinado;
  • Realização de tarefas por comandos de voz;
  • Gravação de interações via telefone.

Estas funções permitem à empresa analisar o comportamento dos clientes e dos atendentes durante o atendimento, a fim de avaliar as ações que trazem resultados efetivos e as que precisam ser mudadas para que o atendimento e a experiência do usuário sejam altamente satisfatórios.

Há diversos motivos para utilizar a inteligência artificial nas empresas. Entre as vantagens, estão a maior eficiência, a possibilidade de automatizar processos e, consequentemente, o aumento na velocidade de conclusão de tarefas.

  • Melhora das experiências de compras 
  • Automatização das atividades operacionais
  • Assistência em tempo real
  • Interações automáticas com clientes

Agora ficou fácil perceber os benefícios de possuir softwares e outros aparelhos inteligentes na sua empresa, não é mesmo? A utilização destas tecnologias é capaz de otimizar uma simples ligação telefônica, então, pode representar um divisor de águas para o seu atendimento ao cliente e para o desempenho de suas vendas!

A IA deixou de ser uma promessa tecnológica. Hoje, é o componente principal que vai diferenciar e dar vantagens competitivas às empresas que estiverem mais dispostas a experimentá-la e a adotá-la no dia a dia de suas operações. E isso, claro, não poderia deixar de fora um dos maiores ativos de toda empresa de sucesso: o relacionamento com seus clientes!

Com o auxílio da Inteligência Artificial, é possível aumentar a produtividade na central, aumentar a velocidade e a precisão dos colaboradores móveis e introduzir um novo nível de escala em suas operações de suporte. Tudo isso com o PABX Virtual da Mobex.

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